Para um melhor nível de magnésio no organismo
Indicações Terapêuticas:
O magnésio é um mineral presente naturalmente nos cereais integrais, vegetais verdes, legumes e frutos secos. Neste suplemento alimentar, o magnésio ocorre na forma de citrato, sendo facilmente absorvido.
O tecido ósseo possui cerca de 60% do magnésio presente no organismo. Para além da constituição da massa óssea, o magnésio ajuda a regular o cálcio presente nos ossos e dentes. Por exemplo, o magnésio é necessário para o cálcio estar ligado ao esmalte dos dentes. O magnésio pode, também estar associado à capacidade de aumentar a actividade da vitamina D, nomeadamente a de auxiliar a absorção de cálcio. Assim sendo, o magnésio tem um papel determinante para a manutenção da massa óssea.
A influência do magnésio no metabolismo do cálcio e na sua regulação, pode ser importante na prevenção de depósitos anormais de cálcio em tecidos moles como os rins, prevenindo o aparecimento de pedra. Esta redução de deposição de cálcio em tecidos, que não o ósseo, pode também ser preventivo da calcificação de veias e artérias, factor determinante no desenvolvimento de aterosclerose.
Assim como o cálcio, o magnésio é essencial para o bom funcionamento muscular, essencialmente para a fase de relaxamento muscular. Permite uma melhoria da actividade muscular por diminuir os espasmos que podem surgir, ao relaxar a musculatura.
Também tem uma função determinante como coenzima de inúmeras reacções, nomeadamente na produção de energia; estando o seu défice associado a estados de fadiga, nomeadamente na Síndrome de Fadiga Crónica.
A disponibilidade de magnésio é crítica no metabolismo dos hidratos de carbono, pois é um mineral necessário à produção de insulina.
A deficiência em magnésio está normalmente presente em condições como: arritmia e hipertensão arterial.
Este mineral actua a nível da redução da resistência vascular, facilita a diminuição da pressão sanguínea e melhora o funcionamento cardíaco.
Investigadores associaram a deficiência em magnésio com a tensão pré-menstrual, pois a suplementação com magnésio permitiu reduzir os sintomas, nomeadamente aumento de fome e de peso, irritação e mau humor.
O magnésio trabalha em conjunto com o cálcio, de forma a assegurar um bom impulso de transmissão nervosa, em parte através de uma influência sobre neurotransmissores.
A suplementação com magnésio mostrou melhorar dores relacionadas com enxaqueca, cefaleia tensional e fibromialgia. Especificamente nas cefaleias, a acção do magnésio parece estar relacionada com o seu papel na função do músculo vascular, relaxamento de nervos e função apropriada da válvula mitral.