Fórmula de alta potência para quem precisa de doses reforçadas de vitamina B12
Indicações Terapêuticas:
A vitamina B12 é necessária à formação dos eritrócitos na medula óssea. A deficiência desta vitamina pode originar anemia perniciosa (é diferente da anemia por falta de ferro). Permite reactivar o ácido fólico, pelo que deficiência de B12 pode levar a sintomas de carência desta vitamina.
A vitamina B12 está associada à produção de mielina, substância gorda que cobre os nervos e que permite o seu bom funcionamento. A sua deficiência pode causar confusão, perda de memória, descoordenação das pernas e dos dedos, depressão e psicose. Baixos níveis desta vitamina podem estar implicados na doença de Alzheimer e agravar situações de esclerose múltipla.
É uma das vitaminas que permite controlar os níveis de homocisteína, ajudando a prevenir as doenças cardiovasculares.
Porque é que este suplemento é comercializado sob a forma de comprimidos sub-linguais?
- O factor intrínseco de Castle é uma enzima produzida pelas células parietais do estômago (responsáveis também pela produção de acido clorídrico). Este fator intrínseco é necessário para que a vitamina B12 possa ser absorvida pelos intestinos.
Em alguns casos, doses elevadas de B12 podem ultrapassar a existência de defeitos neste factor, uma vez que uma determinada quantidade pode ser absorvida por difusão passiva. Contudo, existem evidências científicas que mostram que a vitamina B12 pode ser mais facilmente absorvida directamente pelas membranas situadas debaixo da língua do que por difusão passiva no aparelho digestivo.
Indispensável em regimes vegetarianos e em indivíduos gastroctomizados.